segunda-feira, 10 de julho de 2017

Exposição Cibercultura e Convergência agrada participantes do 11º Simpósio de Jornalismo em Alto Araguaia


Visitantes interagem com instrumentos ciberculturais expostos no 11º Simpósio de Jornalismo.
Crédito: Jeová Rodrigues

Objetos ficaram disponíveis para visitação durante os três dias de evento. Os itens que mais chamaram a atenção dos visitantes foram radiola, monóculo, máquina fotográfica, celular e rádio.



Com o título Cibercultura e Convergência, a exposição com objetos antigos levou os visitantes a uma viagem no tempo, o que lhes possibilitou o contato com as tecnologias das épocas retratadas. Aproximadamente 100 peças foram expostas entre os dias 21 e 23 de junho de 2017 durante a realização do 11º Simpósio de Jornalismo.


A exposição foi organizada pelos alunos do 4º semestre do curso de jornalismo da Unemat do Campus de Alto Araguaia, sob a coordenação da Professora de Comunicação e Cibercultura, Antônia Alves. Aberto à comunidade, o evento recebeu a visita de aproximadamente 150 pessoas nos três dias de exposição.





Além dos objetos, os visitantes puderam visualizar uma linha do tempo que agrupou o período histórico em três momentos, a saber: Contracultura 1960 a 1970, Cibercultura I de 1980 a 1990 e Cibercultura II, do ano 2000 em diante.



Marcos Augusto, 5º semestre de jornalismo, se diverte com equipamentos antigos, simulando gravação de uma matéria.

De acordo com a Professora Antônia, o objetivo do evento foi alcançado. “Os alunos ao se apropriarem do conteúdo das discussões em sala de aula, conseguiram apresentar uma exposição que trouxesse presente as diversas tecnologias, as mudanças que ocorreram principalmente a partir da década de 60 quando os alunos estudaram sobre a Contracultura e depois a evolução muito rápida dessas tecnologias. Ao mesmo tempo, eles cativaram os colegas, professores e visitantes que puderam matar saudades daquelas tecnologias adquiridas um dia”, salientou.

Crédito: Kálita Skilof
“A exposição estava linda”, disse a acadêmica do 5º semestre de Letras, Andréia Cristina Marqueto. De acordo com o Professor de Jornalismo e assessor executivo de comunicação da Prefeitura de Alto Araguaia, Réulliner Rodrigues, o aparelho discman marcou sua infância. Para Syjara Cristina Ferreira Santos, 5º semestre de Letras, “eventos como esse são muito importantes, principalmente para os mais jovens, pois conhecem de perto as evoluções tecnológicas e matam saudades dos mais velhos”.

De acordo com os organizadores, no próximo Simpósio a exposição com objetos antigos deverá acontecer novamente, haja vista que a maioria das pessoas aprovou o trabalho realizado pela primeira vez na região.



Alunos se divertem simulando como seria uma ligação telefônica no celular durante os anos 90  











Nenhum comentário:

Postar um comentário