segunda-feira, 24 de julho de 2017

Elisabeth Saad, pesquisadora em estratégias comunicacionais digitais

http://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2014/09/saad.jpg
Crédito: Marcos Solivan
Por Carlos André de Freitas *

Elizabeth Nicolau Saad Corrêa é professora do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de comunicação digital e jornalismo digital com enfoque, principalmente, nos segmentos de estratégia e negócios de informação digital.


Ainda, aprofunda tendências transformadoras no campo da comunicação organizacional com seus impactos decorrentes das redes sociais e da proposição de uma formação profissional centrada nas competências e habilidades digitais, conforme discutido no artigo A comunicação digital nas organizações: tendências e transformações.

Foi professora visitante em 2016 da Cátedra UNESCO de Comunicação Internacional. Entre 1999 e 2016, trabalhou em projetos de pesquisa sobre comunicação na contemporaneidade digitalizada com ênfase em epistemologias e metodologias, dentre os quais: metodologias de ensino em Cibermeio e Jornalismo na internet: um estudo comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha.

A professora lidera o COM+, criado em 2006, que reúne um grupo de pesquisadores da USP em torno detemas no campo da comunicação, mídia e jornalismo digitais. Um de seus objetivos é promover a aproximação entre a prática e a reflexão. O grupo desenvolve ainda pesquisas nas áreas de políticas e estratégias, comunicação digital, tecnologia da comunicação e redes interativas.

Saad participou também no desenvolvimento do sistema integrado para disponibilização dos produtos informativos na WEB e a transformação tecnológica e empresarial na indústria da informação: monitoramento de tendências e a prática nas empresas jornalísticas brasileiras.


Dentre as publicações, podemos destacar as seguintes obras como: estratégias para a mídia digital, internet, informação e comunicação, do ano de 2003. Edição de Jornalismo eletrônico, A era do ciberjornalista, no ano 2000, em alta, o primeiro guia online de jornalismo eletrônico em co-autoria, em 1998, a imprensa em questão e vista pelos consultores, 1997, o Tão entre nós, livro-reportagem, 1994, Tradução e Revisão Técnica da publicação “Da Cidade de Pedra à Cidade Virtual: contribuição para o debate sobre o futuro do nosso habitat”, de 1996.


*Acadêmico do 4º semestre de Jornalismo, campus da Unemat de Alto Araguaia/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário