sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A luta dos protetores de animais em Alto Araguaia

Por: Sérgio Silva
Nos últimos meses a internet se chocou com a notícia da invasão em um canil certificado em Osasco, na Grande São Paulo.  A Ativista Luísa Mell, conhecida por ser protetora de animais junto com sua ONG recebeu a denúncia em um vídeo onde mostra cães sento torturados com pedaços de cabos de vassoura. Após a denúncia, Luísa, junto com a Delegacia de Polícia de Investigações do Meio Ambiente de Osasco (DIICMA). Veterinários, voluntários e agentes da delegacia invadiram o local do canil.


                                                                     Luísa, mostra o estado em que estava um dos cães resgatados.

Na operação foram resgatados 135 cães de diversas raças que estavam sendo explorados para a reprodução e venda de filhotes, outros nove foram encontrados mortos em sacos plásticos no lixo da residência. Em sua conta oficial no Instagram, Luísa Mell publicou vídeos da operação e de como os animais foram encontrados. Um deles tinha o maxilar quebrado e muitos estavam com os pelos completamente embolados e sujos. Nas filmagens, é possível ver também uma cadela com problemas nas patas traseiras se arrastando pelo corredor repleto de fezes. Os 135 cães foram resgatados e encaminhados para o Instituto Luísa Mell, onde receberão atendimento veterinário e ficarão abrigados até que estejam disponíveis para adoção.  Através do Instagram Luísa também pediu apoio financeiro aos internautas para custear as despesas médicas dos cães.


Atitudes como a da ativista tem se tornando cada dia mais frequente. Em Alto Araguaia, MT, pessoas estão se unindo para ajudar os animais que são abandonados nas ruas, dando comida, água e até mesmo abrigo. Bruna Couto, 20 anos, é uma das ativistas que protege esses animais, espalhou diversos potes de ração e água em pontos estratégicos da cidade, a ideia é de levar alimentação para esses animais. “Comecei por conta própria, colocando ração em potes pelas ruas da cidade, ia todos os dias a pé para alimentá-los, postei no Facebook, consegui 3 pessoas que me ajudaram com doação, eu não trabalho para conseguir manter sozinha esse projeto, então tive a ideia de fazer uma rifa todo mês”.



Animais alimentados por Bruna nas ruas da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário