sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Ultima etapa da Identificação do Queijo Cabacinha foi realizada em Alto Araguaia

 Da redação: Ana Clara de Souza

Produtores do queijo e analistas do Sebrae se reúnem mais uma vez para discutir os próximos caminhos do Queijo Cabacinha. Foto: Ana Clara de Souza 


                O município de Alto Araguaia (415km de Cuiabá),  sediou o último ciclo de reuniões sobre a Indicação Geográfica (IG) do Queijo Cabacinha, o evento ocorreu no dia (5), na comunidade Água Emendada, zona rural do município e foi organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), com apoio da Prefeitura Municipal.
                A principal razão da reunião é dar prosseguimento ao diagnóstico que começou em Mineiros e Santa Rita do Araguaia (GO) a respeito da Identificação Geográfica do queijo cabacinha na região do Alto Araguaia.  O IG confere qualidade, credibilidade e autenticidade ao produto da região que, se registrado, passa a ser reconhecido nacionalmente e assegura proteção jurídica em relação ao nome geográfico.
                Nas orientações, os produtores tiraram dúvidas sobre as vantagens e novos desafios caso seja aprovada a Indicação do Queijo. O Sebrae promove este tipo de ação para ajudar os micro empreendedores a administrar a produção e a nova demanda. O intuito, é que não haja queda na qualidade e quantidade do produto, bem como na arrecadação do município, gerada pela produção do queijo.  
Para o produtor, Tiago Fraga Brun, 30 anos, a expectativa é grande em relação aos benefícios da indicação. “A nossa produção é de aproximadamente 15 queijos diários, pelo que eu pude entender aqui com as explicações, ganhando identidade, selo e padronização, o nosso lucro e produtividade podem ser bem maiores”, comenta Tiago.
 Já para a região, o título proporciona benefícios em relação ao desenvolvimento financeiro e social. Valoriza os produtores locais, gera emprego e agrega notoriedade ao patrimônio. Esta exposição pode ter resultados também em setores como turismo, sustentabilidade e preservação ao meio ambiente.
                O analista do Sebrae de Goiás, João Luis Prestes Rabelo, 37 anos, que esteve presente nas orientações, explica que o próximo passo é fazer um diagnóstico de dados. Levantamentos de onde estão os produtores, quanto produzem, como é feito o processo de fabricação, quantidade produzida por dia e por semana, pontos de venda, perfil dos produtores e o histórico do queijo será realizado. “Após fazermos o levantamento, será elaborado um plano de ação a partir de uma cooperativa que está encabeçando este processo”, pontua o analista. O período estimado para que haja todas as mudanças é de três há quatro anos.
                De acordo com o Sebrae, este produto já é diferenciado e possui muita procura e isso ainda sem realizar ações de marketing. “Agora, o que temos que fazer é reconhecer o que já é feito. Se já é um produto tão famoso, imagina quando começarmos a divulgar, levar para feira, exposição, rodadas de negócios. Expandiremos ainda mais o nome e fama do Queijo Cabacinha”, finaliza.
                Ao todo, foram quatro encontros nos últimos meses que reuniu produtores, representantes dos municípios vizinhos, sindicatos, cooperativas, e outras entidades. No Brasil, há apenas 55 Indicações Geográficas, este título confere qualidade e procedência ao produto da região. Além de criar um diferencial ao queijo, assegura proteção jurídica em relação ao nome geográfico, variedades e imagem aos produtores.
                Durante o encontro, os participantes traçaram metas e se dividiram em grupos para apresentar um plano de trabalho que inclui o histórico do queijo e saber qual município vai aderir ao IG. O nome da região será definido após a participação e indicação dos municípios. Uma nova reunião será marcada para o ano que vem.

Um pouco da produção foi levada para a reunião como forma de degustação.
Foto: Ana Clara de Souza.
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO QUEIJO CABACINHA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, desenvolve na região o processo para registro de Indicação Geográfica para produtos agrícolas que possuem notoriedade, tradição e qualidade. Em 2012 os técnicos do Ministério da Agricultura realizaram reunião no município de Mineiros - GO e constaram que o queijo cabacinha possui destaque na região. A partir de então iniciaram ações para conhecer e identificar o potencial do queijo cabacinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário